Designação/Título: Assim eram as terras da Balsa


Autoria: Helena Marques e Teresa Craveiro (projetistas) ; Alcídio Marques (autor/pintor) ; Maria do Amparo (azulejaria) ; Fernandes & Steven (aplicação)


Datas Relevantes: 2011-09-18 (inauguração da obra)


Materiais: azulejo


Dimensões:


Promotor: Freguesia de Coração de Jesus


Localização: Rua Nova da Balsa (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.660321° ; -7.920609°

Descrição

Painel de azulejos polícromo, de formato retangular. É constituído por um total de cento e vinte e oito elementos (dezasseis azulejos horizontais por oito verticais).

Através de quatro imagens principais, este painel procura evocar as paisagens e o passado rural associados a este território. Daí a presença do moinho (dominando o flanco esquerdo da imagem), do rio Pavia (ao centro, em cima), da mula e do carro de bois (ao centro, logo abaixo), e de um vulto humano dedicado às lides agrícolas (flanco direito).

Junto ao canto inferior direito do painel, é possível distinguir duas inscrições, identificando os autores do projeto: «Alcídio Marques» e «Executado por: / Maria do Amparo / 2011».

Importa acrescentar que o painel de azulejos se encontra aplicado sobre um muro pintado de branco e apresenta, junto a si, duas placas de acrílico epigrafadas.

Transcrição da primeira placa:

Requalificação da Rua Nova da Balsa / e envolventes, inaugurada pelo / Ex.mº Sr. Presidente do Município / de Viseu, Dr. Fernando Ruas. /  18 de Setembro de 2011

Transcrição da segunda placa:

“O rio Pavia surge-nos com um céu enigmático, ornamentado pelas suas margens contemplativas e misteriosas. Os lameiros, o restôlho e as belas espigas, das searas douradas! A força das suas águas, dando vida aos moinhos, moendo o grão divino que o Sol dourou! O carro de bois, suportando a balsa que transportava as uvas de alguns cordões de videiras e as espigas à eira!” Assim eram as terras da Balsa!…

Arquivo Gráfico

Final Tiles Gallery id=51 does not exist

Vídeo

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada

Ruben Marques (2019-10-16)