Designação/Título: Glória a Grão Vasco
Autoria: Álvaro Pedro Gomes (1894-1974 | pintura) ; Fábrica de Loiça de Sacavém (azulejaria)
Datas Relevantes: 1932 (execução do painel de azulejos e sua exibição na Feira de São Mateus) ; 1933-09-17 (inauguração da obra)
Materiais: azulejo ; granito ; tijolo ; cimento
Dimensões:
Promotor: Câmara Municipal de Viseu
Localização: Parque do Fontelo (Viseu – Portugal)
Coordenadas GPS: 40.659091° ; -7.899340°
Descrição
De acordo com a informação partilhada pelo historiador Luís da Silva Fernandes, no âmbito do projeto Viseupédia:
Em 1932 estavam em curso diversas obras e melhoramentos no Parque do Fontelo, a cargo do Capitão Almeida Moreira, Vice-Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Viseu e responsável por este espaço de recreio; na sua origem está a entrega ao município da mata e do jardim do Paço do Fontelo, tal como parte dos terrenos da quinta anexa, definitiva desde 1926.
Na Feira de S. Mateus desse ano de 1932, a Fábrica de Louças de Sacavém tinha exposto no seu pavilhão um artístico painel de azulejos reproduzindo o “S. Pedro” pintado por Grão Vasco, que ofereceu à cidade. No âmbito da colocação de diverso mobiliário no Parque do Fontelo, foi decidido valorizar o painel num monumento homenageando Grão Vasco. A tipologia, por influência de Almeida Moreira, seguiu de perto o modelo utilizado na “Glorieta” a Tomás Ribeiro.
Assim surgiu a “Glória” a Grão Vasco, inaugurada a 17/09/1933, na qual o painel de azulejos é rodeado de estantes (destinadas na época a livros sobre Viseu) e de bancos.
Arquivo Gráfico
Final Tiles Gallery id=56 does not exist
Vídeo
Documentos
ID da Entrada
Ruben Marques (2019-10-16)