Designação/Título: Infante D. Henrique


Autoria:


Datas Relevantes:


Materiais: metal ; granito ; cimento


Dimensões:


Promotor:


Localização: Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.642380° ; -7.920458°

Descrição

Obra escultórica de homenagem ao Infante D. Henrique. Denota um tratamento artístico despretensioso e totalmente concentrado na face frontal, onde é possível distinguir vários elementos simbólicos de fácil interpretação.

O primeiro desses elementos é o mapa de Portugal, construído a partir de placas de granito, subtilmente recortadas na sua margem esquerda para simular o contorno da orla marítima. O mapa estende-se da Ria de Aveiro (a norte) até ao início da Costa Vicentina (a sul). A ausência de referências geográficas nas zonas do interior do País ou na sua delimitação com Espanha é depois compensada com a sobreposição de uma imagem em baixo-relevo, representando o busto do primeiro Duque de Viseu. A figura apresenta-se de perfil, inexpressiva, envergando um chapéu de abas largas adornado com o tradicional panejamento.

Outro elemento iconográfico fundamental, desta vez elaborado em metal e colocado no flanco esquerdo da frontaria da obra, prende-se com a sequência de três pilares, cuja verticalidade e formato sugerem as velas de uma embarcação. Em baixo, cada um desses pilares ostenta um conjunto de letras douradas, recriando o célebre verso do escritor Fernando Pessoa, extraído do seu livro “Mensagem”: «DEUS QUER / O HOMEM SONHA / A OBRA NASCE».

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2020.0002

Ruben Marques (2020-02-25)