Designação/Título: João de Barros
Autoria: Armindo Ribeiro (1916-2004)
Datas Relevantes: 1970 (inauguração da obra, por altura da celebração do IV centenário da morte de João de Barros)
Materiais: bronze (busto) ; granito (pedestal)
Dimensões:
Promotor: Câmara Municipal de Viseu
Localização: Parque Aquilino Ribeiro, diante da capela de Nossa Senhora da Vitória (Viseu – Portugal)
Coordenadas GPS: 40.656170° ; -7.915200°
Descrição
Diante da fachada principal da capela de Nossa Senhora da Vitória ergue-se um trabalho escultórico dedicado ao erudito humanista João de Barros, uma das figuras viseenses que mais se destacou no âmbito da história nacional.
Surgindo em forma de busto, a figura repousa sobre um pedestal pétreo de linhas geométricas, composto por três elementos distintos: um soco de planta retangular, posicionado na extremidade inferior; um plinto vertical de formato paralelepipédico (em cuja face principal se anexou uma inscrição em letras de metal: «DE VISEU / A JOÃO DE BARROS / HISTORIADOR DA ÍNDIA / NO SEU IV CENTENÁRIO / 1570 – 1970»); e, por fim, um mureto de resguardo, construído como pano de fundo.
No que concerne ao busto, importa realçar que o mesmo se encontra esculpido em bronze e que se apresenta definido da cintura para cima (embora a zona das costas surja embutida no referido mureto).
Apresenta uma figura em tamanho natural e posicionada frontalmente, ainda que o olhar de João de Barros esteja ligeiramente deslocado para o seu lado esquerdo.
Envergando trajes típicos da época, o historiador surge representado numa pose solene, mantendo os dois braços encostados ao corpo e segurando com as mãos os objetos que simbolicamente o tornaram famoso: uma pena de escrever e um livro.
A cabeça está esculpida em todo o seu diâmetro (ao contrário das costas) e nela se destaca uma barba bifurcada, de linhas ondulantes.
Arquivo Gráfico
Final Tiles Gallery id=36 does not exist
Vídeo
Links
Documentos
ID da Entrada
Ruben Marques (2019-09-15)