Designação/Título: Maria do Céu da Silva Mendes
Autoria: Maria Irene Vilar (1930-2008)
Datas Relevantes: 1962 (execução e inauguração da obra)
Materiais: bronze (busto) ; granito (pedestal)
Dimensões:
Promotor: Misericórdia de Viseu
Localização: Bairro da Misericórdia, diante da escadaria que dá acesso à Rua João Mendes (Viseu – Portugal)
Coordenadas GPS: 40.659028° ; -7.906911°
Descrição
De modestas dimensões, este monumento repete o tradicional modelo de um pedestal em granito encimado por um busto esculpido em bronze.
O pedestal é formado por um bloco paralelepipédico posicionado na vertical, sendo que as suas faces frontal e posterior surgem enriquecidas com uma placa pétrea de formato trapezoidal. Na face principal destaca-se a colocação de uma legenda, com recurso a letras metálicas fixadas diretamente na pedra. O texto diz o seguinte: «Á BENEMÉRI[T]A D. MARIA DO / CÉU D[A] SILVA MEND[E]S. / 1847 1933 / GRATIDAO DA MISERICÓRDIA / DE VISEU – 1962».
O busto centra-se na figura de uma jovem mulher, representada do peito para cima e sem qualquer figuração dos braços. É uma obra que se destaca pela simplicidade das formas e na qual o autor não imprimiu qualquer sugestão de movimento ou plasticidade: tronco e cabeça erguem-se rigidamente segundo um eixo retilínio.
Por outro lado, o rosto também permanece inexpressivo e impenetrável, para isso muito contribuindo os lábios cerrados e o olhar vazio.
Importa acrescentar que embora a cabeça se encontre esculpida em vulto pleno, o mesmo já não acontece em relação ao tronco. Se, à frente, este ainda tem o cuidado de representar a roupa e simular os contornos anatómicos, na parte posterior e nas ilhargas transforma-se numa simples base geométrica, onde apenas há a registar a presença de uma inscrição incisa: «Vilar 62».
Arquivo Gráfico
Final Tiles Gallery id=23 does not exist
Vídeo
Links
Documentos
ID da Entrada: NTGD.2019.0019
Ruben Marques (2019-08-30)