Designação/Título: MOVIE [El PROYECTO MOVIE]
Autoria: João Wesley de Souza
Datas Relevantes: 2008 até o presente momento
Inauguração: janeiro de 2008
Materiais: mudas de árvores, tempo, memórias e afetos da paisagem
Dimensões: não se aplica
Promotor: o artista
Localização: Zona rural de Ibitirama (ES, -Brasil)
Coordenadas GPS: -20.523573, -41.629031
Descrição
“MOVIE” é uma proposta de intervenção ambiental realizada na fazenda Taruman, localizada no Estado do Espírito Santo, Brasil. Adquirida em 2006, este espaço geográfico participa como suporte cartográfico, temporário e material desse projeto, uma nova ficção livre baseada nos fatos eficientes do Ficções levantadas acima.
Uma área dessa fazenda foi formalizada como APA (Área de Preservação Ambiental), e iniciou-se um projeto de intervenção estética que busca transformar o espaço degradado em um bosque. Assim, de uma ação temporária, a atitude do artista vai desenvolvendo-se como objeto que, na medida que se aproxima de seu ápice como obra, deixa de a ser, para se tornar efetivamente apenas paisagem, natureza.
Para tanto, a organização de um pequeno viveiro privado para a produção de mudas de árvores foi fundamental para o uso específico deste projeto. Nesse aspecto, ocorre uma abordagem gradual e constante das atividades práticas de plantio: cuidar, transportar e mapear o plantio de árvores.
Dois anos depois, em julho de 2008, uma atividade fotográfica disciplinada começou a ser o embrião do projeto “Movie”. Nesse momento, estando sempre imerso nessa parte física da fazenda, decidiu-se moldar uma plataforma, em um local específico da área de reflorestamento, cuja função seria permitir precisão cartográfica para a execução de uma foto todos os meses.
Desde então, sempre que possível, o presente autor se coloca nessa posição, uma vez por mês, para tirar duas fotos, as quais vão se tornando mais que um registro do processo, são marcas indiciais de uma obra em processo que deixa de ser obra ao seu término.
“MOVIE” , em inglês, é equivalente à idéia de um filme; e produzir um filme que apresenta a aparência de uma floresta, ao mesmo tempo em que seu criador também transforma ao longo do tempo, até seu desaparecimento. O projeto MOVIE, para busca explicar suas substâncias conceituais implícitas que despertam as relações de aparência, desaparecimento e interação entre as linguagens fotográfica e videográfica.
Arquivo Gráfico
Final Tiles Gallery id=30 does not exist
Vídeo
Links
Documentos
Outras referências
ID da Entrada: NTGD.2019.0018
José Cirillo (2019-08-28)