Designação/Título: Nossa Senhora da Conceição


Autoria:


Datas Relevantes:


Materiais:


Dimensões:


Promotor:


Localização: Jardim do Seminário Maior (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.656296° ; -7.909111°

Descrição

Escultura em pedra, sem vestígios de policromia, representando Nossa Senhora da Conceição. A figura surge trabalhada em vulto pleno e apresenta-se de pé, com o corpo a desenhar uma linha vertical perfeita e sem qualquer sugestão de movimento.

Nossa Senhora mantém as duas mãos unidas junto ao peito, em gesto de oração, e permanece com a cabeça coberta por um véu. Sobre o corpo, ostenta um vestido comprido e um manto, que a tapam quase integralmente, deixando apenas antever a extremidade dos pés.

A efígie apresenta-se apoiada sobre um globo, do qual despontam várias cabeças de criança aladas e um crescente lunar (os seus elementos iconográficos habituais).

Importa referir que esta representação escultórica surge apoiada sobre um pedestal em forma de coluna que, originalmente, estava implantado junto à catedral de Viseu e servia de suporte ao busto de Luís Vaz de Camões. Não é por isso de estranhar que as letras metálicos existentes na  sua base tenham sido removidas, embora ainda seja possível distinguir o contorno de algumas datas, tais como «1524» e «1580» (referindo-se aos anos de nascimento e morte do célebre escritor).

Acresce dizer que este pedestal, para além da supracitada base, é constituído – no seu registo inferior – por um duplo degrau de planta octogonal e, mais acima, por um fuste canelado e por um capitel de ordem coríntia.

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2019.0079

Ruben Marques (2019-11-18)