Designação/Título: Aquilino Ribeiro


Autoria: Armindo Ribeiro (1916-2004)


Datas Relevantes: 1972 (execução da obra)


Materiais: bronze


Dimensões:


Promotor: Câmara Municipal de Viseu


Localização: Parque Aquilino Ribeiro, junto ao portão de entrada Norte (Viseu – Portugal)

Nota: esta obra de homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro estava colocada, originalmente, na Biblioteca Infantil que existia no coração do Parque. Contudo, após o desmantelamento desse edifício, registou-se a sua transferência para o lugar atual.


Coordenadas GPS: 40.656742° ; -7.914611°

Descrição

Obra escultórica em bronze, retratando em vulto pleno a cabeça do afamado escritor Aquilino Ribeiro. Aparece pousada sobre um muro de pedra, onde também surgem adossados o brasão da cidade e o nome do parque.

Esculpido em tamanho natural e posicionada frontalmente, o monumento exibe um rosto idoso e marcado por rugas profundas. Os lábios permanecem cerrados e o olhar afigura-se vazio, dada a ausência de figuração da íris e da pupila. O cabelo curto, penteado para trás, finaliza a descrição dos atributos anatómicos.

Quando se observa o pescoço com mais atenção, é possível descortinar uma inscrição incisa, estendendo-se do flanco direito até à nuca da figura. Contém a identificação do autor e o ano em que a obra terá sido elaborada: «Armindo Viseu – 1972 AR».

Analisada no seu contexto, esta cabeça esculpida não parece ter qualquer pretensão de se assumir enquanto obra de arte, passível de ser contemplada pelas suas qualidades estéticas e/ou artísticas. Existe apenas enquanto legenda visual, mera indicação da figura a quem o parque é dedicado.

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada

Ruben Marques (2019-09-15)