Designação/Título: Relógio de Sol


Autoria:


Datas Relevantes: 2017 (inauguração da obra)


Materiais: ferro


Dimensões:


Promotor: Câmara Municipal de Viseu


Localização: Parque Urbano de Santiago (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.664833° ; -7.906715°

Descrição

Totalmente elaborado em metal, este monumento escultórico assenta sobre uma base ampla de formato octogonal, numa clara referência à Cava de Viriato. Essa base é percorrida por várias linhas numeradas (que vão de «7» a «17»), permitindo a leitura das horas a partir da posição do sol e da sombra por si causada.

Sensivelmente ao centro da base, eleva-se uma esfera de cor prateada, seccionada em fatias horizontais. Essa esfera serve de suporte ao ponteiro do relógio, que simula o desenho de uma espada.

A referida arma pertence ao caudilho lusitano Viriato, que surge representado de pé e em perfil, sem qualquer sugestão de volumetria. Respeitando a formulação convencional do herói-guerreiro, Viriato aparece com o rosto barbado, o olhar fixamente apontado para a frente, as armas apresentadas em destaque e uma das pernas em posição avançada (em pose de desafio).

A figura enverga apenas uma túnica curta, delineada sem grande pormenorização, e apenas acompanhada na zona da cintura pela bainha da sua espada.

Importa acrescentar que junto ao relógio de sol foi colocado um painel explicativo, com texto de Pedro Gomes de Almeida.

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

ID da Entrada: NTGD.2019.0076

Ruben Marques (2019-11-17)