Designação/Título: The People’s Stone


Autoria: Steven Barich


Datas Relevantes: 2019-
Inauguração: 2019-10-12


Materiais: Placas de cimento agregado, estrutura de aço, argamassa


Dimensões: 200 x 200 x 13 cm


Promotor: POLDRA – Public Sculpture Project Viseu


Localização: Mata do Fontelo, Viseu (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.6581130, -7.9004150

Descrição

De acordo com a Memória Descritiva:

Das cordilheiras de montanhas a monólitos, estelas a marcos, naturalmente formados e esculpidos à mão, os marcadores têm sido usados como ferramentas físicas de referência, desde medir onde estamos, até quanto temos ainda de percorrer. Pode-se argumentar que o graffiti é uma forma de “marcação” e criação de marca, é também uma ferramenta e uma expressão artística que pode argumentar derivar nesta linhagem: um nome, uma expressão, um código e/ou uma mensagem deixada para ser recebida por outra. Estes “sinais” são agora colocados nos objetos, em vez de serem os objetos, exceto onde a escultura e/ou a obra pública se interligam entre o passado e o presente. O artista Steven Barich, com esta obra visa justapor o monolítico e o gesto artístico com a “tag” ou “throwie”, marcas de referência exclusivas, feitas em colaboração e ao longo do tempo, durante a permanência d’A Pedra das Pessoas.

“The People’s STone” integra o conjunto de cinco intervenções em espaço público da segunda edição do POLDRA – Public Sculpture Project Viseu, desenvolvida ao longo de 2019 e organizada pela PROMINENTCHANCE, com Direcção Artística de João Dias.

A intervenção resulta de um convite do Director Artístico. A intervenção em concreto, pensada para um cariz temporário (de cerca de 18 meses), deveria – e à semelhança das restantes obras do POLDRA – considerar-se como site-specific  e adequada às especificidades do local de implantação, possuindo uma particular atenção à Mata do Fontelo e ao critério da não-destruição da envolvente natural.

Arquivo Gráfico

Vídeo

...

ID da Entrada: NTGD.2019.0073

Rui Macário Ribeiro (2019-11-13)