Designação/Título: Canteiros Pedagógicos


Autoria: Escolas Básicas do 1.º Ciclo – Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu


Datas Relevantes: Ano letivo 2018/2019


Materiais: Caixas de madeira, tintas, sementes e plantas, seixos, corcódea


Dimensões: Variáveis


Promotor: Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, no âmbito do projecto “VISEU IN RIO”


Localização: Zona urbana de Viseu (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: N.A.

Descrição

De acordo com a informação cedida pelo Agrupamento de Escolas Grão Vasco, contabilizando a Memória Descritiva Sumária:

Os Canteiros Pedagógicos surgiram no seguimento da parceria do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu (1.º Ciclo e Pré-escolar) com os Jardins Efémeros/FIAN Portugal. Os alunos colaboraram, nos dias 20 e 21 de maio de 2018, no Mercado 2 de Maio, na plantação de produtos agrícolas, fornecidos por agricultores da região, na decoração de alguns caixotes, na construção de nenúfares em origami, com sementes de ervas aromáticas, e nas sementeiras feitas em copos de iogurte vazios, colocados no interior da mandala alimentar aí instalada.

Os caixotes de madeira utilizados nesse Jardim Alimentar, após o término do evento, foram distribuídos pelas Escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância para serem utilizados como hortas pedagógicas.

No ano letivo de 2018/2019, começaram, então, a ser utilizados como Canteiros Pedagógicos, tendo para o efeito sido decorados (pintura, seixos, corcódea,…), com envolvimento de toda a comunidade educativa, e utilizados em sementeiras e plantações de produtos regionais (num dos casos para acompanhamento das diversas fases de desenvolvimento da planta do linho).

Arquivo Gráfico

Vídeo

...

Ligações

Documentos

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2019.0059

Rui Macário Ribeiro (2019-10-22)