Designação/Título: Frei Rodrigo de Jesus


Autoria: Armindo Ribeiro (1916-2004)


Datas Relevantes: 1984 (execução da obra) ; 1984-06-10 (inauguração da obra)


Materiais: bronze (estátua) ; granito (pedestal)


Dimensões:


Promotor: Câmara Municipal de Viseu


Localização: Praça de Goa (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.653406° ; -7.918994°

Descrição

Esta obra escultórica começa por apresentar um pedestal em granito, constituído por um soco retangular simples e por uma coluna perfeitamente cilíndrica, com mais de dois metros de altura.

Nas extremidades superior e inferior dessa coluna, dois pares de cintas metálicas (posicionadas na horizontal e adornadas com elementos semiesféricos embutidos) parecem cingir e reforçar a estrutura do pedestal.

Importa salientar ainda, na face principal da coluna, a existência de uma inscrição composta por caracteres de metal, funcionando como legenda:  «FREI RODRIGO DE J[E]SUS / MISSIONÁRIO NA INDIA HE[R]ÓI DE ORMUZ / [?] 3- [?]».

No topo do pedestal eleva-se o busto do clérigo, trabalhado em bronze. Representa uma figura masculina, em tamanho natural, detentor de uma expressão rígida e grave. Os seus lábios permanecem cerrados e o cabelo ralo, cortado em tonsura, é dos poucos elementos que permite a sua identificação enquanto figura religiosa. O olhar aponta frontalmente e, fruto da altura desproporcional do pedestal, parece revestir-se de uma certa altivez, já que ignora os transeuntes e se estende para o horizonte, por cima das suas cabeças.

Em termos de indumentária, o busto apenas nos mostra o registo superior do hábito, de onde se destaca o capuz. A ausência dos braços permitiu a inclusão, na linha do ombro esquerdo, da assinatura do autor, em letras incisas: «A. Ribeiro – VISEU 1984».

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

FIGUEIREDO, António Vicente – Viseu: Coração de Jesus. História, memória e património. Viseu, Freguesia de Viseu, 2017.

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2019.0023

Ruben Marques (2019-09-09)