Designação/Título: JUNHO, breves anotações sobre o tempo


Autoria: José Cirillo


Datas Relevantes: 2014


Materiais: grama cortada/feno prensados e aço carbono


Dimensões: Diâmetro de 200 cm


Promotor: o artista


Localização: Universidade Federal do Espírito Santo (ES, -Brasil)


Coordenadas GPS: -20.279.526, -40.302.384

Descrição

“Breves Anotações sobre o tempo” é uma série de intervenções espaciais, iniciados em 2000 que visam discutir a fragilidade da duração.

Consiste em objetos produzido com grama/erva/feno cortados e prensados. Os objetos são monumentos temporários. Questionam com sua monumentalidade o estatuto do monumento e da ideia de que a obra é perene.

O material (capim/erva/feno) é tomado da natureza e remodelado em uma estrutura absolutamente geométrica e aparentemente sólida, mas incapaz de conter a própria memória do material que continua seu percursos existencial.

“JUNHO” integra esse conjunto de objetos aparentemente efêmeros em sua duração, mas permanentes em seu papel na natureza. A intervenção do artista não se coloca como um domínio ou adestramento da matéria, mas apenas como um remodelador temporário de sua apresentação na paisagem. “JUNHO” discute a temporalidade do inverno tropical. Retoma memórias ancestrais dos colchões de capim que fazem parte da história de ocupação do território brasileiro para além do seu litoral. Esses blocos maciços de capim, existente na fenomenologia da sua redondez, evidenciam a matéria e sua natureza em transformação, na qual ele, o material, passa do verde de sua forma plena para o dourado de seu recolhimento, caminhando para os cinzas de sua maturidade em processo de decomposição.

Nesta instalação que tem uma potencialidade móvel, pela sua própria forma, sua redondez, circulava pelo campus da Universidade Federal do Espírito Santo, até o momento em que o metal e o capim coabitavam a mesma forma. Com o tempo e esse movimento de um deambular pela paisagem, “JUNHO” segue seu percurso de retorno ao solo como alimento de outras vidas microscópias, fundamentais apra alimentar as raízes de sua matéria: os grandes gramados da Universidade.

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2019.0018

José Cirillo (2019-08-28)