Designação/Título: Eugénia Mendes Viseu


Autoria: Dora Vilar


Datas Relevantes: 1962 (execução e inauguração da obra)


Materiais: bronze (busto) ; granito (pedestal)


Dimensões:


Promotor: Misericórdia de Viseu


Localização: rua Dr. José Coelho, no seio do jardim do Lar de S. Caetano (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.654792° ; -7.905400°

Descrição

Monumento de modestas dimensões, dedicado a D. Eugénia Cândida da Silva Mendes Viseu.

O registo inferior é composto por dois elementos talhados em granito: uma base simples de secção quadrangular, sobre a qual assenta um pedestal de formato aproximadamente paralelepipédico (e sublinha-se aqui a expressão “aproximadamente”, já que um olhar mais atento permite distinguir uma subtil dilatação das faces em direção ao topo).

Na face principal do pedestal importa registar a presença de uma inscrição elaborada com letras metálicas: «À / BENEMÉRITA / D. EUGÉNIA / MENDES VISEU / VISCONDESSA / DE / SÃO CAETANO / 1847-1888 / GRATIDÃO / DA / MISERICÓRDIA / DE / VISEU. / 1962».

O busto da Viscondessa apresenta uma jovem mulher, de rosto sereno e expressão amigável. A sua cabeça denota uma ligeira rotação para o lado esquerdo (segundo a perspetiva de quem observa) e surge coroada por cabelos longos e volumosos.

Embora a cabeça apareça esculpida em vulto pleno, o mesmo já não vemos acontecer com o tronco. De facto, para além da ausência dos braços, deve registar-se a transformação das costas num simples suporte geométrico, de faces lisas, que o artista decidiu aproveitar para inserir a sua assinatura, em letras incisas: «VILAR, 62 ».

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada: NTGD_2019_0038

Ruben Marques (2019-09-30)