Designação/Título: Mural a Viriato


Autoria: Gilberto Leal (1943-2013 | pintura) ; Maranatha Ceramics (azulejaria)


Datas Relevantes: 2011-12-13 (inauguração da obra, no âmbito das comemorações do 80º aniversário do Painel de Azulejos do Rossio)


Materiais: betão (estrutura de suporte) ; azulejo


Dimensões:


Promotor: grupo de emigrantes portugueses a viver na República da África do Sul


Localização: Campo de Viriato, junto à Porta de Viriato (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.665097° ; -7.912583°

Descrição

Painel de azulejos monocromático (azul sobre fundo branco), de grandes dimensões, assumindo a forma de um tríptico. É constituído por um total de quinhentos e quarenta elementos (trinta e seis azulejos horizontais por quinze verticais).

As três representações pictóricas na qual se divide o painel repetem a mesma configuração retangular e encontram-se cercadas por uma moldura única, decorada com um cordão de motivos vegetalistas.

A representação do flanco esquerdo exibe várias figuras humanas e animais, inseridas no contexto de uma pequena povoação lusitana. Nota-se um claro predomínio das figuras femininas, desempenhando todo o tipo de tarefas quotidianas. Como o próprio autor do painel refere, a sua intenção era prestar uma homenagem à mulher que, já desde o tempo de Viriato, sempre assumiu um papel fundamental como mãe, guerreira e trabalhadora. Junto ao canto inferior direito, pode ler-se a seguinte inscrição: «MARANATHA CERAMICS / JOHANNESBURG / RSA».

A representação central é alusiva à guerra entre os lusitanos (liderados por Viriato) e as legiões romanas, que procuravam estender o seu domínio a todo o território da Península Ibérica. Ao fundo, uma cartela retangular guarda uma nova inscrição, desta vez contendo os nomes dos emigrantes mecenas: «RECONHECIMENTO AOS EMIGRANTES AMIGOS DA / CIDADE DE VISEU RESIDENTES NA ÁFRICA DO SUL / ARMANDO SÁ FIGUEIREDO . CARLOS ALBERTO DA SILVA / CARLOS MENDES BORGES . JOÃO SÁ FIGUEIREDO / JOSÉ DE ACHADINHA . MANUEL JOÃO DA SILVA / MANUEL RODRIGUES FIGUEIREDO . MÁRIO FERREIRA / RICARDO LEITÃO . SILVÉRIO SOARES DA SILVA».

A terceira e última representação surge no flanco direito e retrato o herói Viriato no papel de simples pastor, surgindo acompanhado pela esposa, pelos filhos e por um rebanho de ovelhas. Uma vez mais, num dos cantos inferiores da imagem surge uma inscrição: «Gilberto / 2011 / JOHANNESBURG / RSA.».

Importa acrescentar que o painel de azulejos se encontra aplicado sobre um muro pintado de branco e apresenta, junto a si, um pilar de granito contendo uma placa de metal epigrafada.

Transcrição da placa:

Mural a Viriato / Comemorativo do 80º Aniversário do Painel de Azulejos do Rossio a / 13 de Dezembro de 2011 / Inaugurado pelo Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viseu, / Dr. Fernando Ruas. / Revela-se o empenhamento do Exmo. Senhor Secretário de Estado das / Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário.

Arquivo Gráfico

Vídeo

Outras referências

ID da Entrada

Ruben Marques (2019-10-16)