Designação/Título: Padrão de Santo Agostinho


Autoria:


Datas Relevantes: 1960 (inauguração da obra)


Materiais: granito


Dimensões: 217 cm (altura do padrão) ; 160 cm (diâmetro da base) ; 60 x 40 cm (comprimento e largura da lápide)

Informação cedida pelo Gabinete de Cultura do Município de Viseu


Promotor: Câmara Municipal de Viseu


Localização: Parque Aquilino Ribeiro (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.655289° ; -7.915047°

Descrição

Este monumento, evocativo dos Descobrimentos Marítimos portugueses, apresenta-se como uma réplica do Padrão de Santo Agostinho (padrão erguido na costa ocidental africana pelo navegador Diogo Cão, no final do século XV).

Elaborado em granito, a sua estrutura começa por apresentar uma dupla base circular, distinguindo-se no degrau inferior a seguinte legenda insculpida: «PADRÃO DE S.o AGOSTINHO».

Segue-se uma coluna de fuste liso e, na extremidade superior, um remate paralelepipédico. As quatro faces laterais desse remate apresentam-se ornamentadas, duas delas exibindo as armas de Portugal, e as restantes apresentando inscrições incisas. Fruto do desgaste apresentado pela pedra, apenas uma das inscrições foi passível de leitura: «E se mais / mundo houve- / ra lá chegara / OS LUSÍADAS / (?) ESTÂNCIA».

Junto ao padrão, regista-se ainda a presença de uma lápide retangular, esculpida em forma de livro, contendo o seguinte texto em letras capitais: «INFANTE D. HENRIQUE / 1º DUQUE / DE / (?) SEU / (?) – 1960 / HOMENAGEM / E / VOTO (?) / DA / (?)».

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

ID da Entrada: NTGD.2019.0077

Ruben Marques (2019-11-18)