Designação/Título: RENASCENTE – Entre Saudades e Guerrilhas


Autoria: Piatan Lube


Datas Relevantes: 2012 até o presente momento
Inauguração: 08/05/2012


Materiais: mudas de árvores, conhecimento popular, nascentes de águas, tempo, memórias e sentimetos


Dimensões: variadas dependendo da nascente e do tempo de crescimento das ávores


Promotor: Galeria Casarão / Secretaria Estadual de Cultura


Localização: Zona rural de Viana (ES, -Brasil)


Coordenadas GPS: -20.344936, -40.457079

Descrição

RENASCENTE: Entre Saudades e Guerrilhas é um projeto de intervenção na paisagem que previa inicialmente a criação de um bosque com 3.500 árvores nativas da Mata Atlântica, erguida em um campo onde a vegetação natural foi devastada para criar pastagem de gado. O projeto previa escrever a palavra “SAUDADE” com um conjunto de mudas de árvores que ao crescerem formaria cada uma das letras da palavra até que seu natural crescimento uniria as parte e formaria um grande bosque de mais de um hectare, recompondo a mata original da região.

O projeto inicial foi alterado porque o proprietário das terras, ao perceber que em poucos anos perderia o direito de explorar a terra por se tratar de um bosque de árvores nativas, não mais autorizou o seu uso.

Nasceu então, a partir de uma cartografia de sentimentos, RENASCENTE, uma memória das águas na comunidade. O artista nomeou esse novo processo colaborativo como “uma hidrografia de sentimentos”.

A nova proposta consistiu em, juntamente com os moradores da comunidade, deambular pelo interior localizando antigas brotamentos de água (olhos d’água) esquecidos no meio do mato ou de plantações de banana.

Juntos, cartografaram as nascentes e os cursos de água e as 3.500 mudas foram plantadas em desenhos ao redor dessas minas, de modo que em alguns anos, se reconstituirá a vegetação em seu entorno, garantindo sua existência.

Umas das principais características deste trabalho é que na medida que ele se estrutura, a intervenção artística desaparece, cedendo lugar à uma paisagem natural reconstituída. somem as pessoas e revive a natureza.

 

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2019.0018

José Cirillo (2019-08-28)