Designação/Título: São Mateus


Autoria: Armindo Ribeiro (1916-2004)


Datas Relevantes: 1983 (execução da estátua) ; 1984-09-21 (inauguração)


Materiais: bronze (estátua) ; betão e granito (pedestal)


Dimensões:


Promotor:


Localização: Avenida Emídio Navarro, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.664069° ; -7.911153°

Descrição

A estátua do evangelista surge implantada sobre um pedestal de linhas simples e geométricas. Trata-se de um pedestal cúbico, com todas as faces lisas e moldura superior destacada, sendo que se apresenta alteado com recurso a um soco retangular.

A figura aparece esculpida em metal e destaca-se, desde logo, pelas seguintes características: frontalidade, rigidez e simplicidade do tratamento escultórico.

São Mateus surge representado em tamanho natural, enquanto homem de meia idade, de rosto barbado e olhar inexpressivo. Apresenta-se de pé e em posição frontal, seguindo um eixo orientador marcadamente rígido/vertical. As suas mãos estão posicionadas junto ao tronco e com dedos apontados para cima, segurando um livro aberto que contém a seguinte inscrição em latim: «LIBER GENERATIONIS / IESV CHRISTI». Repare-se que o posicionamento do texto não teve o cuidado de seguir as dimensões nem curvatura natural das páginas, conferindo assim um aspeto pouco realista ao livro.

A indumentária do santo denota uma grande austeridade, já que se resume a um vestido comprido, sem ornamentos nem detalhes, que lhe cobre a totalidade do corpo. Os pés permanecem descalços e assentam sobre uma base de planta quadrangular.

Na face frontal dessa base deve registar-se a presença de uma inscrição incisa (a legenda «S. MATEVS»); na face lateral direita, surge a identificação do artista e a data «A. RIBEIRO / VISEU 1983».

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

  • FIGUEIREDO, António Vicente de – Viseu: S. José. História, memória e património. Viseu, Freguesia de Viseu, 2017.

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2019.0006

Ruben Marques (2019-08-21)