Designação/Título: D. Afonso Henriques


Autoria: Augusto Tomás (1956- )


Datas Relevantes: 2014-05-04 (inauguração da obra)


Materiais: metal (estátua) ; betão e granito (pedestal)


Dimensões:


Promotor: comissão constituída por personalidades da sociedade civil


Localização: rotunda da Estrada de Nelas nº 1, junto ao centro comercial Palácio do Gelo (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.643540° ; -7.909703°

Descrição

Monumento de homenagem ao primeiro rei de Portugal, elaborado com o objetivo de divulgar a cidade de Viseu como possível berço de D. Afonso Henriques. A obra é constituída por um duplo pedestal e por uma estátua de imponentes dimensões, elaborada em metal.

O registo inferior do pedestal é formado por um soco quadrangular, de escassa altura, ao qual se fixou na face Sul uma placa de acrílico com a seguinte informação: «Estátua Dom Afonso Henriques / Inaugurada pela sua Comissão Instaladora e pelo / Presidente da Câmara Municipal de Viseu, / Almeida Henriques. / Viseu, 4 de maio de 2014». Por sua vez, a parte superior do pedestal assume um formato paralelepipédico e perfil vertical, sendo que em três das suas faces laterais existem inscrições, gravadas em placas de metal dourado.

Logo acima, ergue-se a imagem de D. Afonso Henriques, numa representação contemporânea que privilegia os elementos simbólicos em detrimento do Naturalismo.

O monarca, exibindo sobretudo atributos de guerreiro e conquistador, ostenta um elmo protetor sobre o espaço vazio da cabeça, possui uma grande espada emergindo da mão direita, e defende o seu flanco esquerdo com um escudo alongado, adornado ao centro com uma cruz latina vazada.

O corpo da figura surge protegido por uma cota de malha e por uma armadura em forma de mapa de Portugal (um mapa amputado na extremidade inferior, já que o território do Algarve não fez parte das conquistas de D. Afonso Henriques).

Na parte frontal da armadura é possível distinguir um coração, assinalando a posição geográfica da cidade de Viseu.

Arquivo Gráfico

Vídeo

Links

Documentos

ID da Entrada

Ruben Marques (2019-09-15)