Designação/Título: ” HECHA”


Autoria: Sandro Novaes


Datas Relevantes: 2019-06


Materiais: tinta branca, árvores, paisagem


Dimensões: 200 m2


Promotor: Sítio Tarumã


Localização: Zona rural de Itarana, ES


Coordenadas GPS: -19.889.062, -41.862.780

Descrição

O projeto “Hecha” (Olhar, ver, enxergar em Guarani) para o Sítio Tarumã consiste em um conjunto de árvores pintadas, com tinta branca, do solo até um determinado ponto, e outras de um determinado ponto para cima (segundo imagem do projeto). Essa interrupção, em uma altura determinada (1.65mt – acompanhando a inclinação, paralela ao solo), quando observada de um ponto determinado, cria uma ordem que nossos olhos são capazes de interpretar como uma linha reta, nosso cérebro por meio de uma ação condicionada, uma complementação Gestáltica, nos força a ver (Hecha) algo que não está realmente ali, materialmente representado, mas, insinuado: uma linha imaterial.

Essa linha imaterial é percebida pelo posicionamento do observador em um ponto imaterial, um elemento suscetível de entendimento / conhecimentos que surge na interação do observador com esta intervenção.

Este trabalho, no jogo de suas presenças e ausências, continuidades e descontinuidades cria através de uma quebra de expectativa, um vestígio imaginativo que logo depois de um primeiro contato visual, gera, através dessa experiência, um fenômeno marcante na imaginação do observador.

Arquivo Gráfico

Links

Documentos

Outras referências

ID da Entrada: NTGD.2019.0018

José Cirillo (2019-08-28)