Designação/Título: Garden of Framed Scenes


Autoria: The Open Workshop (Neeraj Bathia, Jared Clifton, Shawn Komlos, Hayfa Al-Gwaiz)


Datas Relevantes: 2018-
Inauguração: 2018-09-08


Materiais: Madeira, aço, acabamento em Betão


Dimensões: 13 x 10 m


Promotor: POLDRA – Public Sculpture Project Viseu


Localização: Mata do Fontelo, Viseu (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.6572150, -7.8995940

Descrição

De acordo com a Memória Descritiva:

Jardim das Cenas Emolduradas está localizado numa encruzilhada existente na Mata do Fontelo, transformando um espaço de trânsito num espaço de encontro. Enquanto que a geometria externa do triângulo remete para os trilhos do local, a geometria interna emoldura uma mise-en-scène de performance colaborativa.
Inspirada pela técnica do pintor Grão Vasco, de emoldurar paisagens e cenas complementares (em segundo plano) integrando-as na composição principal, esta obra utiliza uma série de aberturas/molduras que se destinam a re-contextualizar o seu entorno. Se a partir do interior da obra, as noções e definições de primeiro plano e segundo plano, colapsam ainda que se mantenham emolduradas; ao mesmo tempo que a relação entre público e performer se vai alternando.

“Garden of Framed Scenes” integra o conjunto de três intervenções em espaço público da primeira edição do POLDRA – Public Sculpture Project Viseu, desenvolvida ao longo de 2018 e organizada pela PROMINENTCHANCE, com Direcção Artística de João Dias.

A intervenção resulta de um convite do Director Artístico ainda durante 2017, aquando da pré-preparação da iniciativa. A intervenção em concreto, pensada para um cariz temporário (de cerca de 18 meses), deveria – e à semelhança das restantes obras do POLDRA – considerar-se como site-specific  e adequada às especificidades do local de implantação, possuindo uma particular atenção à Mata do Fontelo e ao critério da não-destruição da envolvente natural.

Em Agosto de 2019, Neeraj Bhatia venceu o “Prix de Rome in Architecture – Professional”, atribuído anualmente pelo Canada Council for the Arts. O galardão, que entre outros benefícios inclui um prémio monetário de $50.000, é destinado a premiar um jovem arquitecto ou gabinete de arquitectura. Desta feita, a distinção foi entregue tendo por base a obra “Jardim das Cenas Emolduradas”, instalada na Mata do Fontelo, concebida e executada especificamente para a edição inaugural do POLDRA – Public Sculpture Project Viseu.

Arquivo Gráfico

Vídeo

ID da Entrada: NTGD.2019.0003

Rui Macário Ribeiro (2019-04-04)

Rui Macário Ribeiro (2019-08-26)