Designação/Título: Lithos


Autoria: Kaitlin Ferguson & Natalia Bezerra


Datas Relevantes: 2019-
Inauguração: 2019-10-12


Materiais: Granito Cinza Antas e Pinho português, metal


Dimensões: 600 x 162 x 10 cm


Promotor: POLDRA – Public Sculpture Project Viseu


Localização: Mata do Fontelo, Viseu (Viseu – Portugal)


Coordenadas GPS: 40.6597510, -7.8993330

Descrição

De acordo com a Memória Descritiva:

Lithos é uma escultura reativa quanto à sua envolvente que procura interligar as pessoas com o espaço. A peça utiliza materiais naturais de proveniência local, transformando-as para criar uma escultura que desenha novas interpretações lúdicas da paisagem. O trabalho assume a forma de um litofone interativo, que convida à participação dos possíveis intervenientes. Os sons são produzidos pelo toque de algum objecto ou simplesmente pelo toque manual na superfície pétrea. Essa interação com a peça proporciona uma experiência multissensorial, libertando pela foresta – por via da interação com a obra de arte – os sons das profundezas geológicas e revelando, algumas das suas inesperadas valências. Os elementos indicados pretendem criar uma experiência meditativa, que aprofunde a ligação entre o potencial espectador/interveniente e o Mundo natural.

“Lithos” integra o conjunto de cinco intervenções em espaço público da segunda edição do POLDRA – Public Sculpture Project Viseu, desenvolvida ao longo de 2019 e organizada pela PROMINENTCHANCE, com Direcção Artística de João Dias. Foi uma das duas obras instaladas por via da Open Call Internacional POLDRA.

A intervenção em concreto, pensada para um cariz temporário (de cerca de 18 meses), deveria – e à semelhança das restantes obras do POLDRA – considerar-se como site-specific  e adequada às especificidades do local de implantação, possuindo uma particular atenção à Mata do Fontelo e ao critério da não-destruição da envolvente natural.

Arquivo Gráfico

Vídeo

...

ID da Entrada: NTGD.2019.0072

Rui Macário Ribeiro (2019-11-13)